Saiba tudo
sobre a ESA

Escola de Sargento das Armas

O que é a ESA?

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é, atualmente, o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Após o curso

A cerimônia de encerramento do curso é o ponto culminante e o marco de encerramento do ano escolar, com a entrega dos diplomas e a promoção dos alunos à graduação de 3º Sargento.

Qual a duração do curso?

Qual é o regime da ESA?

O aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação, sendo alojado, alimentado e fardado por conta do Estado, além de receber proventos previstos em lei. Participa, ainda, de atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas, patrocinadas pela EsSA e pelo Grêmio dos Alunos da ESA (GRESA).

Como são divididos os períodos nos anos de instruções?

O ano de instrução é dividido em dois períodos: o Período Básico (PB), sob a coordenação da ESA, com duração de 34 (trinta e quatro) semanas, é desenvolvido nas unidades do corpo de tropa em diversas cidades espalhadas no Brasil. Ao final do PB e conforme seus méritos, os alunos fazem a opção pela Arma (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia ou Comunicações) em que desejam ingressar. O Período de Qualificação é desenvolvido de forma centralizada nas instalações da ESA, em Três Corações, e é composto de 43 (quarenta e três) semanas, nas quais o aluno recebe instruções específicas da Arma escolhida.

Quais são os critérios do curso?

Dentre as atividades escolares, destacam-se as atividades da Seção de Instrução Especial (SIEsp), o estágio de preparação específica realizado nas OM do Corpo de Tropa, a manobra escolar, as competições esportivas internas e a MARESAER (competição esportiva com as escolas militares congêneres, da Marinha e da Força Aérea).
A manobra escolar é a oportunidade em que os alunos aplicam os conhecimentos técnicos e táticos adquiridos durante o ano de instrução. Consta de um exercício no terreno, com o emprego de todos os cursos, no qual se desenvolve a capacidade de liderança militar e a ação de comando dos participantes. “A manobra escolar é o coroamento do ano de instrução”.

Extrato do edital
Formação durante o curso A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função a ser desempenhada nos corpos de tropa.
Idade possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade.
Vagas Combatente Logística-Técnica Aviação (MASCULINO) - 1.000 vagas; Combatente Logística-Técnica Aviação (FEMININO) - 70 vagas; Música - 70 vagas; e Saúde (Técnico de enfermagem) - 65 vagas
Valor R$ 70,00 (2016)
Assuntos do exame intelectual Matemática; Português; Redação; Literatura; História do Brasil e Geografia do Brasil
Duração do exame intelectual 4 horas
Localização

Av. Sete de Setembro, 628 - Centro
Três Corações/MG
CEP 37410-000

Fonte:: www.esa.ensino.eb.br

Veja algumas questões resolvidas
dos principais concursos militares do Brasil
Gostaria de se
tornar um aluno ESA?
Conheça nosso curso