Guia APRENDIZ DE MARINHEIRO: O guia completo ( O que é, como funciona )

Guia APRENDIZ DE MARINHEIRO: O guia completo ( O que é, como funciona )

Concurso EAM 2022

Para te ajudar na conquista da tão sonhada vaga nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), o ProMilitares preparou esse guia super completo com todas as informações

Read More »

O que é a EAM?

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) são estabelecimentos de Ensino Militar da Marinha do Brasil. Elas têm o objetivo de formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha por meio de uma formação técnica. 

 

Atualmente, são formadas por quatro escolas:

  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), localizada em Florianópolis;

  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), localizada em Vila Velha;

  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), localizada em Fortaleza;

  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), localizada em Recife. 

 

O candidato escolhe em qual Escola deseja cursar na hora de realizar a inscrição para o concurso.

 

O Curso de Formação acontece em duas etapas, durante 48 semanas, sob regime de internato, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval.

  • Primeira fase: Formação militar-naval (Aprendiz de Marinheiro).

  • Segunda fase: Especialização Técnica inicial e continuada, em uma das três áreas escolhidas no ato da inscrição (Grumete).

 

Como é a carreira militar nas EAM?

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são a porta de entrada para quem pretende ser Praça da Marinha, que são os militares que entram com ensino médio ou técnico.

 

Enquanto estiver no curso, o aluno é considerado Grumete. Ao finalizar o Curso de Formação em uma das EAM, o Grumete será nomeado Marinheiro, permanecendo três anos nessa graduação.

 

O Grumete presta juramento à Bandeira em cerimônia  na Escola e é promovido a Marinheiro, dentro de uma das três áreas escolhidas, sendo assim incorporado ao Corpo de Praças da Armada (CPA). 

 

No primeiro ano, é designado para servir (preferencialmente) a bordo de Navios da Marinha e também deve escolher dentro de sua área qual especialidade irá cursar no terceiro ano. No total, a Marinha oferece cerca de 30 especialidades.

 

A carreira das Praças segue as seguintes graduações:

  • Marinheiro; 

  • Cabo;

  • Terceiro-Sargento;

  • Segundo-Sargento;

  • Primeiro-Sargento;

  • Suboficial.

 

 Como se preparar para as provas EAM

Para você que está se preparando para passar neste concurso, é importante manter uma rotina dedicada de estudos direcionada para essa prova. 

 

Além disso, é fundamental:

  • Conhecer bem o Edital;

  • Estudar todos os temas que foram estipulados para as provas;

  • Manter uma rotina saudável, tanto de alimentação como em relação à prática de atividades físicas. Desta forma, estará mais concentrado nos dias das provas e mais apto para o TAF-i. 

 

 Algumas curiosidades sobre EAM

Para descontrair, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Marinha do Brasil?

 

Como é composta a “Gente de Bordo”? O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”, ou seja, é o substituto eventual do Comandante (seu substituto imediato).

 

A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”. O Imediato e Oficiais constituem a “oficialidade”. Os demais tripulantes constituem a Guarnição. 

 

As ordens para o navio emanam do Comandante e são repassadas à Tripulação pelo Imediato, que é o coordenador de todos os trabalhos de bordo, exercendo a gerência das atividades administrativas (fonte: Marinha do Brasil).

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Concursos Militares

Exército Alcançar o sonho de ser um militar do Exército do Brasil é uma tarefa árdua, nós do ProMilitares entendemos essa dificuldade e estamos aqui

Read More »
O que você encontra neste conteúdo

Concursos disponíveis

Gabaritos

Conheça os nossos apps

Central de Atendimento

Termos de uso

Materiais para download

Formas de pagamento