Guia EFOMM: O guia completo ( O que é, como funciona )

Guia EFOMM: O guia completo ( O que é, como funciona )

efomm
Vitor Santos

Concurso EFOMM 2022

Para te ajudar na conquista da tão sonhada vaga na EFOMM, o ProMilitares preparou esse guia super completo com todas as informações sobre o Edital. 

Read More »

O que é a EFOMM?

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) é conhecida como uma Universidade do Mar. A Escola é um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados. 

 

O Brasil é uma forte referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Por isso, recebe alunos do Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, dentre outros países. 

 

Na EFOMM são formados os Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas

  • Oficial de Náutica (FONT): é responsável pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Navegação, depois como Imediato e, após, como Comandante. Nessa última função é o responsável maior pela condução de navios mercantes pelos mares do mundo.

 

  • Oficial de Máquinas (FOMQ): responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas. Nessa última função é o responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas que movimentam os grandes navios mercantes pelos oceanos. 

 

A opção para o FONT ou para o FOMQ será feita pelo aluno ao término do 2º semestre letivo. A opção será atendida observando-se o critério de classificação, levando em consideração o seu aproveitamento escolar durante estes dois primeiros anos. 

 

As atividades de ensino serão desenvolvidas, na primeira etapa, nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizada no Rio de Janeiro (RJ);  e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), localizada em Belém (PA). 

 

Como é a carreira militar na EFOMM?

Tanto no curso de Náutica quanto no de Máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato. 

 

O curso tem dois períodos e é desenvolvido em oito semestres, sendo:

  • Período Acadêmico: composto de seis semestres letivos em regime de internato;

  • Período de Estágio: compreendendo dois semestres embarcado para o curso de Náutica e para o curso de Máquinas. 

 

Como vimos, as atividades de ensino serão desenvolvidas no CIAGA e no CIABA, compreendendo: 

  • Atividades acadêmicas: desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores;

  • Atividades militares: desenvolvidas com vistas à formação militar-naval e compreendem disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias e eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares;

  • Atividades extraclasse: destinam-se a complementar o curso e compreendem palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais e esportivo-culturais, de interesse para a formação do aluno.

 

Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução. 

 

Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares. 

 

Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor. 

 

Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior) e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

 

Como se preparar para as provas EFOMM

Para você que está se preparando para passar no concurso EFOMM 2022, é importante manter uma rotina dedicada de estudos direcionada para essas provas. 

 

Além disso, é fundamental:

  • Conhecer bem o Edital EFOMM;

  • Estudar todos os temas que foram estipulados para as provas;

  • Manter uma rotina saudável, tanto de alimentação como em relação à prática de atividades físicas. Desta forma, estará mais concentrado no dia da prova e mais apto para o TSF.

 

Algumas curiosidades EFOMM

Para descontrair, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)? 

 

Instalações

A EFOMM, tanto no CIAGA quanto no CIABA, foi construída e aparelhada para a aplicação de excelentes técnicas educacionais com a capacidade de preparar e instruir jovens para uma excelente formação marítima. 

 

Assim, a EFOMM é dotada de:

  • salas de aulas;

  • laboratórios; 

  • simuladores de última geração;

  • refeitório;

  • biblioteca.

 

Já a infraestrutura para a prática esportiva conta com quadras de esporte, campo de futebol, pista de atletismo, piscinas, grêmio de vela, academia, dentre outras.

 

Há também atividades extraclasse que são realizadas durante a semana, contando com a seguinte infraestrutura: 

  • salão de leitura;

  • salão de jogos;

  • salão de vídeo;

  • jumping;

  • step;

  • cinema;

  • laboratório de línguas;  

  • grêmios de informática, pintura, música e de relações internacionais. 

 

Rotina da vida a bordo

A vida a bordo exige muita disciplina e espírito de companheirismo. Por isso, os alunos da EFOMM são submetidos a uma rotina rigorosa que visa a formação do caráter profissional dos futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira. 

 

A rotina começa bem cedo: antes do crepúsculo é tocada a alvorada, logo em seguida todo o Corpo de Alunos deve estar formado na consagrada Alameda Alegrete, para assim prosseguirem com o café da manhã. 

 

Ao término do café é dado início ao ciclo profissionalizante com aulas de caráter técnico. 

 

Na parte da tarde as atividades são voltadas para a prática de esportes e são subdivididas em diversas equipes, tais como: vela, remo, natação, futebol, voleibol, basquetebol, judô, futsal e tênis.

 

 À noite, os alunos aproveitam o tempo livre se dedicando aos estudos ou envolvendo-se em atividades que estão à sua disposição como, por exemplo: aulas de jumping, step, musculação, Grêmios Acadêmicos, biblioteca, salão de leitura, cinema e canto. 

 

Além disso, ao longo do ano são realizadas diversas etapas da instrução e visitas a bordo de navios mercantes e de navios de guerra. São realizadas, também, instruções de salvamento e tiro, dentre outras atividades.

 

Agora que você sabe as principais informações sobre o concurso, continue acompanhando nosso site para ficar por dentro das informações, simulados gratuitos, correções de provas e novidades do mundo militar. 

 

Além disso, confira nossos cursos preparatórios para o EFOMM 2022 ou para outras instituições militares! Não perca tempo, clique aqui para saber mais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Concursos Militares

Exército Alcançar o sonho de ser um militar do Exército do Brasil é uma tarefa árdua, nós do ProMilitares entendemos essa dificuldade e estamos aqui

Read More »
O que você encontra neste conteúdo

Concursos disponíveis

Gabaritos

Conheça os nossos apps

Central de Atendimento

Termos de uso

Materiais para download

Formas de pagamento