Guia FUZILEIRO NAVAL: O guia completo ( O que é, como funciona )

Guia FUZILEIRO NAVAL: O guia completo ( O que é, como funciona )

O que é a Escola Naval?

Escola Naval é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, sendo a mais antiga do país. O seu objetivo é formar Oficiais para os postos iniciais das carreiras dos:

  • Corpos da Armada (CA); 

  • Fuzileiros Navais (CFN); 

  • Intendentes da Marinha (CIM).

 

Ela foi criada em 1782 na cidade de Lisboa (Portugal) com o nome de Academia Real de Guardas-Marinhas. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia chegou ao Rio de Janeiro em 1808.

 

Suas instalações funcionaram em diversos locais diferentes até que, em 1938, a Escola Naval instalou-se na Ilha de Villegagnon, localizada no interior da baía de Guanabara (Rio de Janeiro-RJ). 

 


Como é a carreira militar na Escola Naval?

Os candidatos titulares são chamados para o Período de Adaptação (PA). No PA eles se concentram na Escola Naval para que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira militar.

 

Aquele que desistir, não se apresentar na data e no horário marcados, cometer falta disciplinar grave ou se ausentar da instituição por qualquer motivo, sem autorização, é eliminado e não tem sua matrícula efetivada no Curso de Graduação, conforme explica a Marinha do Brasil

 

Após concluir o PA, o candidato é matriculado no 1º ano do Curso de Graduação da Escola Naval como Praça Especial, na condição de Aspirante.

 

Como vimos anteriormente, os cursos ministrados na Escola Naval são destinados à formação de Oficiais para:

  • Corpo da Armada: cargos relativos ao preparo e à aplicação do Poder Naval. Habilitações: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;

  • Corpo de Fuzileiros Navais: cargos relativos ao preparo e à aplicação do Poder Naval, em especial nas operações anfíbias. Habilitações: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;

  • Corpo de Intendentes de Marinha: cargos relativos ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno. Habilitação em Administração.

 

Essa escolha é feita no início do 3º ano letivo, após o Estágio de Verão. O Aspirante fará a opção de Corpo e de Habilitação de acordo com sua ordem de classificação obtida no 2º ano letivo. 

 

Além disso, o ensino é estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar

 

O Ciclo Escolar dura quatro anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreende um Período de Verão e um Período Acadêmico. 

  • No Período de Verão, são realizados, respectivamente: o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar, o Estágio de Sobrevivência na Selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano. 

  • Já no Período Acadêmico são realizadas: atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.

 

Os Aspirantes que concluem com aproveitamento o Ciclo Escolar são declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE). Este é um período de aprendizagem prática e instrução, conduzido conforme o Corpo a que pertence, sob supervisão da Escola Naval, com duração de um ano letivo.

 

A finalização da CPE corresponde à graduação em Ciências Navais e habilitação para todos os cursos. Os GM que concluírem o CPE com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.

 

Como se preparar para as provas da Escola Naval

Para você que está se preparando para passar neste concurso, é importante manter uma rotina dedicada de estudos direcionada para essa prova. 


Além disso, é fundamental:

  • Conhecer bem o Edital;

  • Estudar todos os temas que foram estipulados para as provas;

  • Manter uma rotina saudável, tanto de alimentação como em relação à prática de atividades físicas. Desta forma, estará mais concentrado nos dias das provas e mais apto para o TAF-i. 


Algumas curiosidades sobre a Escola Naval

Para descontrair, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Escola Naval?

 

BrasãoHeráldica

 

O campo faixado-ondado de azul e prata lembra o imenso mar territorial brasileiro, cuja integridade cabe à Marinha velar.

 

Já a esfera armilar é o instrumento de Astronomia por excelência, aludindo ao estudo da Navegação Astronômica, uma das específicas matérias ministradas na Escola Naval. 

 

As três âncoras em vermelho a briosa e aguerrida Marinha, nas três fases da História Pátria, o Brasil-Reino, o Brasil-Império e o Brasil-República, durante as quais foi garantia de nossa soberania. 

 

A venera pendente do escudo representa o mais alto grau da Ordem do Mérito Naval, com que a operosa Escola foi galardoada por Decreto de 20 de novembro de 1963 (fonte: Escola Naval).

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Concursos Militares

Exército Alcançar o sonho de ser um militar do Exército do Brasil é uma tarefa árdua, nós do ProMilitares entendemos essa dificuldade e estamos aqui

Read More »
O que você encontra neste conteúdo

Concursos disponíveis

Gabaritos

Conheça os nossos apps

Central de Atendimento

Termos de uso

Materiais para download

Formas de pagamento