Concursos da Aeronautica

Finalizando os posts iniciais com um panorama sobre carreira militar para os jovens, no tema de hoje vamos abordar a Aeronáutica do Brasil e seus principais concursos em 2020 para candidatos que concluíram o Nível Médio.

Concursos da Aeronáutica para quem concluiu o Ensino Médio

Foto de divulgação – Força Aérea Brasileira

Para quem concluiu o Ensino Médio, a carreira militar oferece um futuro extremamente promissor, em especial a Aeronáutica que, além de estabilidade, remuneração bastante interessante, traz também todo o imaginário de voar e desbravar os céus. Está interessado? Confira aqui os principais editais para concursos em 2020 na Aeronáutica do Brasil.

Academia da Força Aérea (AFA)

A AFA se localiza em Pirassununga (interior do estado de São Paulo) e tem como objetivo formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF).

No geral, esses editais são publicados no mês de fevereiro e têm muitas informações em comum como, por exemplo, os limites de idade entre 17 anos e 23 anos incompletos, além da exigência do candidato ser brasileiro nato. A duração dos cursos é de 4 (quatro) anos.

Uma diferença entre os concursos é que, no caso CFOINF, ele é exclusivo para candidatos do sexo masculino, enquanto CFOAV e CFOINT aceitam ambos os sexos. Nos editais de 2019, foram oferecidas 70 (setenta) vagas, assim distribuídas:

  • CFOINT: 30 vagas;
  • CFOAV: 25 vagas;
  • CFOINF:15 vagas.

Com a nova tabela de soldos que entrou em vigor a partir de janeiro de 2020 estima-se que, durante a realização do curso, o aluno terá uma remuneração no valor de R$1.334,00. Além disso, receberá alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e odontológica. Após a conclusão do curso, o cadete será nomeado Aspirante a Oficial da FAB e receberá uma remuneração de R$7.315,00, ainda levando em conta a nova tabela.

formandos-afa
Foto de divulgação – Força Aérea Brasileira

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER), localizada em São José dos Campos (no interior do estado de São Paulo) que oferece os seguintes cursos de Engenharia: Engenharia Aeronáutica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica-Aeronáutica; Engenharia Civil-Aeronáutica; Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial. A duração é de 5 (cinco) anos.

Inscrição: podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, que sejam brasileiros natos de, no máximo, 25 anos incompletos. Em 2019, foram disponibilizadas um total de 120 (cento e vinte) vagas, para ambos os sexos, assim divididas:

  • 25 (vinte e cinco) vagas para optantes à carreira militar destinadas exclusivamente àqueles candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng). Na seleção em 2019, a concorrência foi de 170,84 candidatos por vaga.
  • 95 (noventa e cinco) vagas para não-optantes à carreira militar. Na seleção em 2019, a concorrência foi de 55,52 candidatos por vaga.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a carreira na Aeronáutica e como se preparar para os concursos? Assine aqui nosso Bizu do Guerreiro e receba sempre notícias em primeira mão sobre os concursos militares no Brasil. Saia na frente e conquiste a sua tão sonhada vaga!

Deixe um comentário