Se você é concurseiro e ainda não tem noção de tudo o que a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) representa, vem descobrir tudo o que você precisa saber sobre a EFOMM!

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados.

Um diferencial importante é que o curso, além de gratuito, ainda proporciona alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Ficou curioso para saber tudo sobre o concurso da EFOMM de maneira mais detalhada? Abaixo vamos responder as perguntas mais recorrentes a respeito dessa prova tão falada e esperada.

Atenção a algumas regras básicas que estão presentes no Edital:

Idade: Ter idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos.até 31 de dezembro do ano da matrícula;
Vagas: 285 vagas, sendo 170 vagas para o CIAGA e 115 vagas para o CIABA.
Valor: R$ 65,00.
Órgão:  Marinha do Brasil
Cargo:  Aluno do curso de formação da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM
Duração: Composto de seis semestres letivos em regime de internato + dois semestres com o aluno embarcado para o curso de Náutica e um semestre embarcado para o curso de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado.

Você não pode perder a próxima parte!!!

Para ficar por dentro de tudo sobre o concurso da EFOMM, é necessário saber o que estudar para a prova e entender como é dividido o processo seletivo. Vamos compreender o passo a passo de como isso acontece.

1 ª  fase: exame intelectual
A primeira etapa do processo seletivo é composta de um exame intelectual, no qual os candidatos deverão responder provas escritas de Português, Redação, Inglês, Matemática e Física. Não se esqueça que todas têm caráter eliminatório e classificatório.

2° fase: analise de aptidão psicológica:
Essa etapa consiste em realizar alguns testes para saber se o candidato tem condições psicológicas para fazer parte e se tornar um aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM. Serão feitas algumas perguntas com para avaliar o comportamento do candidato.

3 ª  fase: inspeção de saúde:
Após serem aprovados no exame intelectual, os candidatos deverão efetuar uma inspeção clínica, para analisar a sua saúde e fazer alguns exames médicos.

4° fase: teste físico:
Segundo o site da Marinha do Brasil os candidatos só serão convocados para Exame de Suficiência Física se aprovados na Inspeção de Saúde. O candidato será considerado aprovado se conseguir:

a) para os homens:

I) correr 2.300 m (dois mil e trezentos metros) no tempo máximo de 12 minutos; e
II) nadar 50 m (cinquenta metros), no tempo máximo de 2 minutos, em qualquer um dos tipos de nado básico.

b) para as mulheres:

I) correr 1.900 m (mil e novecentos metros) no tempo máximo de 12 minutos; e
II) nadar 50 m (cinquenta metros), no tempo máximo de 2 minutos e 20 segundos, em qualquer um dos tipos de nado básico.

6° fase: analise de documentos:
Por fim, depois de ser aprovado em todas as etapas, será realizada uma análise de documentos pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM. Se você quer saber tudo sobre o concurso da EFOMM, é relevante atentar-se para a inscrição da EFOMM,

Para fazer a inscrição, você precisa ser brasileiro nato, ter concluído o Ensino Médio e não ter menos de 17 anos. Se você se enquadra nesse perfil e leu o artigo até o final, já pode correr
para fazer a inscrição, pois tenho certeza que já sabe tudo sobre o concurso da EFOMM.

Atualmente o ProMilitares oferece a melhor e mais completa preparação para o ingresso na EFFOMM, com aulas interativas, simulados e vídeos dinâmicos que promovem uma preparação mais rápida, eficaz e com os melhores índices de aprovação.

Autora: Lara de Araújo Luzente

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *