A hora é essa! Se você é concurseiro e ainda não tem ideia de tudo que representa uma carreira no Colégio Naval (CN), vem descobrir tudo o que você precisa saber sobre o CN!

O Colégio Naval é um estabelecimento de ensino da Marinha sediado em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN). O curso conduzido pelo CN – denominado “Curso de Preparação de Aspirantes” – é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na EN, ministrando o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval.

Um lembrete importante é que, além de o curso ser gratuito, ainda proporciona alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Ficou curioso(a) para saber tudo sobre o concurso do Colégio Naval de maneira mais detalhada?

Quais as perguntas mais recorrentes a respeito dessa prova tão relevante e esperada?

Atenção a algumas regras básicas que estão presentes no Edital:

Qual a idade para concorrer ao ingresso?
Ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro do ano de início do curso;

Qual o número de vagas:
190

Qual o valor da inscrição:
R$ 100,00.

A que órgão pertence?
Marinha do Brasil

A que cargo concorro na instituição?
Aluno do Colégio Naval

Qual a duração do curso?
3 anos

Você não pode perder a próxima parte!!!

Para ficar por dentro de tudo sobre o concurso do Colégio Naval, é necessário saber o que estudar para a prova e como é dividido o processo seletivo. Vamos dizer o passo a passo de como isso acontece.

1 ª  fase: exame intelectual
A primeira etapa do processo seletivo é composta de um exame intelectual, onde os candidatos deverão responder provas escritas de Matemática, Estudos Sociais (História e Geografia), Ciências (Física, Química e Biologia), Português e Redação. E as provas serão divididas em duas etapas: a primeira com uma prova múltipla escolha de matemática, se os candidatos forem aprovados nessa fase, farão as provas de Estudos Sociais (História e Geografia), Ciências (Física, Química e Biologia), Português e Redação

2° fase: analise de aptidão psicológica:
Essa etapa consiste em realizar alguns testes para saber se o candidato tem condições psicológicas para fazer parte e se tornar um aluno do Colégio Naval. Serão feitas algumas perguntas com para avaliar o comportamento do candidato.

3 ª  fase: inspeção de saúde:
Após serem aprovados no exame intelectual os candidatos deverão efetuar uma inspeção clínica, para analisar a sua saúde e fazer alguns exames médicos.

4° fase: teste físico:
Para ser aprovado no teste físico segundo o edital, o candidato deverá:

– nadar o percurso de 25 (vinte e cinco) metros no tempo de 50 (cinquenta) segundos, levando em consideração as observações abaixo descritas:
– A saída poderá ocorrer de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, a critério do candidato;
– O candidato deverá utilizar apenas os Recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido nenhum apoio no fundo e na borda lateral e/ou raiamento da piscina; e
– correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo de 16 (dezesseis) minutos. A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado.

5° fase: analise de documentos:
Por fim, depois de ser aprovado em todas as etapas, será realizada uma análise de documentos pelo CN.

Se você quer saber tudo sobre o concurso do Colégio Naval, é muito importante atentar para a inscrição.

Para proceder a essa inscrição, é necessário ser brasileiro nato e não ter menos de 15 anos. Se você se enquadra nesse perfil e leu o artigo até o final, já pode correr para fazer a inscrição,
pois tenho certeza que já sabe tudo sobre o concurso do Colégio Naval.

Atualmente, o ProMilitares oferece a melhor e mais completa preparação para o ingresso na Colégio Naval, com aulas interativas, simulados e vídeos muito dinâmicos que promovem uma preparação mais rápida, eficaz e com os melhores índices de aprovação.

Autora: Lara de Araújo Luzente

Recommended Posts